domingo, 1 de maio de 2016

Escravos invisíveis

Oi Oi gente, tudo bem com vocês?
Sabe, essa semana diria que foi meio...”primitiva”. Sabe quando tudo na casa começa a quebrar? Sem chuveiro, energia ou internet? De pouco em pouco, uma coisinha aqui e ali foram quebrando e outras ficaram fora do ar. Meu chuveiro quebrou, a lâmpada queimou e para finalizar tudo isso, fiquei sem internet por uns 5 dias.
Depois de o chuveiro consertar, a lâmpada trocar e a internet voltar, percebi o quanto nós somos dependentes da tecnologia. Pode parecer besteira, mas fique um dia sem agua quente ou energia. Você fica praticamente se sentindo uma pessoa do século XIX, sem acesso a nenhum dos confortos que a tecnologia traz para nós. Porém, mais do que qualquer outra coisa, o que me deixa totalmente desesperada e sem chão, é ficar sem internet. Ficar sem internet para mim é quase como ficar sem roupas, me sinto isolada do resto do mundo, como se estivesse presa numa ilha. E olha que não digo isso porque sou blogueira. Sempre fui assim com relação a internet e a todas as facilidades que ela pode nos trazer. E olha que é muita coisa.
Você pode se comunicar com pessoas que estão do outo lado do mundo; aprender coisas novas; mostrar e compartilhar sua opinião com os outros, assim como eu faço aqui e por aí vai. Sendo assim, podemos dizer que a internet mudou a vida das pessoas, ajudou a tornar suas vidas mais fáceis e confortáveis e com uma rapidez incrível. Porém, nem tudo são rosas e tudo tem um lado bom e um lado ruim e aprendi isso da forma ruim.
Se comunicar através de redes hoje é tão natural quanto andar, então estamos acostumados a usar ela todo dia, seja em mensagens rápidas, compartilhar textos informativos, postar vídeos explicativos ou colocar a sua opinião sobre determinado assunto. Quando criei o blog, pensei que seria um lugar do qual eu poderia ser eu mesma e dizer tudo o que quero, que poderia mostrar a todos o que penso sem medo de nada. Mas, no final das contas, as coisas não funcionam tão liberalmente assim. Mesmo com toda essa liberdade de comunicação e conhecimento que a internet nos oferece, ela também pode acabar sendo nossa inimiga se nós não soubermos maneirar no pensamento e nas ideias, ou seja, temos que ter cuidado com aquilo que colocamos na rede, pois pode ser que mais tarde isso possa nos prejudicar.
Quer um exemplo?! Aqui vai um.
Eu já escrevi muitas coisas sobre mim aqui e já comentei de muitas pessoas, não diretamente claro, mas já fizeram parte das histórias que contei aqui. Eu nunca vi isso como um coisa ruim ou perigosa, até porque acredito que ninguém vai se incomodar em ser comentado aqui no blog. Mas...e se essa pessoa interpreta alguma coisa errada nos posts que coloco aqui? E se ela se ofender achando que a pessoa comentada na história é ela? Já ouvi histórias de pessoas que se deram mal por conta de indiretas ou até mesmo diretas na internet, acabaram sendo processadas por pessoas que se ofenderam ou tiveram sua imagem denegrida por conta de comentários, muitas vezes, inocentes de youtubers, blogueiros, atores ou qualquer tipo de pessoa pública. A partir do momento em que colocamos nossa opinião, imagem na internet, televisão ou viramos uma pessoa pública, temos que tomar certos cuidados para não acabarmos sendo interpretados de maneira errada.
Mas Vicky, você disse no post piloto do blog que aqui seria um lugar do qual poderíamos ser nos mesmos e colocarmos tudo aquilo que queremos, sem nos importarmos com os outros, agora você está dizendo que não é assim?
Basicamente...sim.
Não estou dizendo que não podemos colocar nossa opinião, não é isso. Mas sim que devemos ter cuidado em como vamos coloca-la em público para os outros. As vezes temos que agir um pouco de acordo com o que a sociedade impõe como certa, pois apesar do mundo passar por uma mudança radical de liberdade de expressão, o mundo no final das contas ainda é um pouco conservador e somos meio obrigados a viver sobre uma “ditadura invisível “da qual nascemos.
Então galera, aqui vai uma dica, cuidado com o que vocês colocam na internet. Pensem duas vezes antes de fazer qualquer coisa que mais tarde possa te prejudicar. Deixe bem clara a sua opinião, de maneira que as pessoas possam entender sem muitos rodeios. Acredito que dessa maneira podemos colocar nossa opinião sem prejudicar os outros e a nós mesmos e aos poucos, vamos entendendo como a política da internet funciona nas nossas vidas. É triste pensar que a internet, apesar de nos ajudar tanto, pode no final nos controlar tanto com a sua ditadura invisível.
E você? Também acha que a internet possa ser tanto boa quanto má?
Ponha aqui nos comentários se você é da mesma opinião ou não e claro espero que depois de ler o post de hoje, espero que você possa tomar mais cuidado com o que coloca ou divulga na internet.
Okay galera eu vou indo nessa. Espero vocês para o próximo post.
Beijos e abraços,

                               Garota 97 saindo do ar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário