Eu não sei vocês, mas sou do tipo de pessoa que tem dificuldade em fazer escolhas na vida e carreira, na minha opinião, é a pior delas. Se eu pudesse, faria de tudo um pouco, como fotografia, teatro, arquitetura, design, web design, moda, gastronomia e por aí vai. Sempre fui do tipo que quer abraçar o mundo todo, sempre tentando conhecer a tudo e a todos, mas nem sempre meus braços tem o comprimento que eu gostaria que tivessem.
Ano passado, assisti a várias palestras sobre arquitetura na escola. Foi muito legal, aprendi coisas novas e vi coisas que já sabia, mas de todas as palestras te tiveram naquele dia, nenhuma delas chegou perto da qualidade da palestra do arquiteto "filosofia"(Na verdade eu não me lembro do nome do arquiteto, mas ele era um cara muito filosófico, por isso vou chama-lo de filosofia). Infelizmente, não pude ficar até o final, porque tive que ajudar uma amiga e acabei saindo mais cedo, mas voltando a palestra...
Eu já gostava de arquitetura, mas minha visão ficou ainda maior depois de alguns minutos na palestra desse arquiteto. Para começar, ele não falou diretamente sobre a arquitetura e suas vertentes, ele praticamente nos fez refletir sobre a vida, sobre o homem e as coisas que ele fazia para tentar ser feliz e adquirir tudo aquilo que já conquistou. No final, acabamos chegando a conclusão de que depois que temos todas as nossas necessidades atendidas, utilizamos a arte para expressar aquilo que sentimos e vivemos e a arquitetura nada mais é do que isso, é uma ideia, um belo conceito, transmitido através de edificações belas e que utilizamos não só como algo funcional, mas como arte também.
Nunca jamais vou me esquecer desta palestra, que apesar de pequena, me marcou muito e me fez ver a arquitetura não só como uma profissão, mas como um estilo de vida, com razão e arte misturados numa coisa só.
Depois daquele dia, percebi que a partir do momento em que fazemos uma escolha, abrimos mão de outras. Se eu escolhi usar azul, eu abri mão de usar rosa, amarelo ou verde. Se eu escolher sair com meu irmão, abro mão de sair com outra pessoa que gosto. Se escolho fazer arquitetura, abro mão de ser fotografa, web designer e muitas outras coisas que gostaria de ser.
Não estou dizendo que todas as escolhas são permanentes e imutáveis, muitas são momentâneas e rápidas, mas muitas escolhas que precisamos fazer na vida vão nos definir como pessoas e nosso estilo de vida, e na minha opinião, isso é o que mais me assusta. Pessoas ecléticas como eu sofrem com certas escolhas, pois somos tantas coisas numa só pessoa que acabamos nos perdendo na hora de definirmos nossa personalidade, quem somos e até mesmo o que queremos.
Apesar de querer estudar arquitetura, pensei em ter um plano B, caso eu acabe desistindo da ideia de ser arquiteta, afinal...a vida é uma caixinha de surpresas. A gente nunca sabe o que vai encontrar lá dentro. No momento estou perdida para definir com exatidão quem eu sou e o que quero fazer da vida, mas isso é uma coisa boa. Agora é a hora de eu me conhecer e quem sabe um dia, me encontrar.
E você? Já se sentiu perdido em algum momento da sua vida?
Ou ainda está passando por um momento como o meu?
Ponha aqui nos comentários.
Espero vocês na semana que vem.
Beijos e abraços,
Garota 97 saindo do ar...
ahhh🙀!!! Sei bem o q vc quer dizer, tem tantas coisas incríveis q dá vontade de fazer, mas muitas vezes na nossa vontade de querer fazer de tudo acabamos não fazendo nada...fiquei por mais tempo do que gostaria parada aí😔...É uma escolha difícil de se fazer, quando somos crianças é tão fácil escolher nossas profissões, quem nunca disse com absoluta convicção querer ser um médico, um advogado, um astrônomo,um arquiteto, um professor, entre outras profissões quando os pais ou os professores perguntavam?...Eu, eu sei q já, Acho q muitos também, não é mesmo?...Porém quando crescemos e descobrimos como essa decisão é importante em nossa vida parece q a certeza q estava conosco durante a escola vai embora depois da formatura e nós deixa em Constantes dúvidas😧, mas não podemos deixar q esse momento de incerteza nos desanime, agora então seria o momento de dar uma chance a algo q achamos divertido e ver no q vai dar, nunca se sabe, pode ser q vc encontre sua profissão ideal se jogando de cabeça em algo q tenha te atraído enquanto vc andava pela rua, ou talvez assistindo a tv, se não for o caso paciência, há momentos que precisamos quebrar a cara uma, duas ou mais vezes para encontrar o q se quer de verdade, o q não pode é ficar parado e desanimar🙅,(Isso já aconteceu comigo e não é algo q desejo para alguém)...Por isso decidi ir atrás de algo q vem atraindo minha atenção todas as vezes q eu vou para a aula de informática, DESIGN GRÁFICO💞... Então peço a todos q lerem meu comentário q me desejem sorte 👍👍.
ResponderExcluir